Link para página

Destaques Rotativos - Banner Natal
Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!
Padre António de Andrade
Padre Jesuíta de grande tenacidade e coragem. De espírito decidido partiu para o Oriente no ano de1600. Ali apreendeu a pesquisa de paragens nunca até àquela data exploradas pelo homem. Sendo uma pessoa desta localidade, apostólica, viria a descobrir na sua peregrinação as regiões imensas do Irão, Cataio e Tibete. Foi na capital do Tibete, por volta de 1624 que fundou a sua primeira missão. Nascido em 1580 em Oleiros, faleceu em Goa em 1634. O seu nome ficou ligado à actual Escola Secundária de Oleiros.
D. João Maria d’Amaral Pimentel
Nasceu em Oleiros, descendendo de uma conhecida família desta localidade, conservando por isso, sempre uma dedicação à sua terra e suas gentes. Foi Bispo de Angra nos Açores e de Macau. Em 1881, sendo então Bispo de Angra publicou a sua obra “ Memórias da Vila de Oleiros”. Como prova da sua grande fé à sua terra natal, por sua morte ofereceu à Nossa Senhora da Conceição da Paróquia de Oleiros uma Cruz Peitoral e um Fio de Ouro, adorno próprio da sua condição de Bispo.
Dr. Francisco Nogueira Barata Relvas
Cognominado de Pai dos pobres – nasceu em Oleiros na segunda metade do séc. XIX. Este homem notável legou ao seu testamenteiro o Senhor João Martins da Silva o encargo de dotar Oleiros com algo de que mais necessitava: um hospital. A sua vontade foi cumprida, sendo pouco depois construído um hospital dotado de todos os requisitos. Esta obra foi construída em 1910 adoptando o nome do doador: Hospital Barata Relvas.
D. Maria Augusta da Silva
Nasceu em Oleiros em 1891, vindo a falecer em 1969. D. Maria era afilhada do Senhor Dr. Barata Relvas, o qual lhe doou todos os seus bens que e a partir dos quais se voltou para os mais desfavorecidos. Para além do bem que fez durante a sua vida, doou os ses bens à Santa Casa da Misericórdia de Oleiros.
Senhor Augusto Fernandes
Nasceu na povoação de Vale dos Velhascos (Oleiros) no ano de 1904, falecendo em 1949. Foi Presidente de Câmara Municipal de Oleiros entre os anos de 1940 e 1949, contribuindo com o seu dinamismo para os alvores do desenvolvimento que Oleiros viria a ser dotado. Foi responsável, entre outras, pela eletrificação da vila de Oleiros e pela conclusão da estrada entre Oleiros e Foz do Giraldo. Devido aos efeitos da 2ª Guerra Mundial, as possibilidades de progresso fragilizaram-se, contudo, com o racionamento às populações e toda a panóplia de dificuldades a nível do abastecimento de produtos alimentares, nunca “faltou o pão necessário à alimentação do povo”
Dr. Francisco Rebelo de Albuquerque
Nasceu em Castelo Branco em 1881, falecendo em Oleiros no ano de 1955. Foi Presidente da Câmara Municipal de Oleiros entre os anos de 1933 a 1940 e de 1949 a 1955. Foi benemérito da única associação existente em Oleiros naquele tempo: a Sociedade Filarmónica Oleirense. Ofereceu a esta alguns instrumentos musicais com a gravação: oferta de Dr. Rebelo de Albuquerque.
Modulo In1
Modulo In2
Modulo In3
Newsletter
A nossa newsletter tem como objectivo primeiro levar ao conhecimento dos nossos utilizadores as mais recentes notícias, eventos relativos à Freguesia.