Link para página

Destaques Rotativos - Banner Natal
Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!

FaunaO património Natural do Concelho de Oleiros está delimitado ao admirável relevo acidentado das Serras de Alvéolos e do Moradal assim como á beleza das ribeiras e açudes que serpenteiam o nosso território, e proporcionam habitats que albergam a sua fauna e flora.

A riqueza da fauna deve-se à diversidade de ecossistemas que aqui se preservam, desde bosques, charcos, serras, rios e prados. Passeando por estes espaços de intensa beleza natural podemos encontrar muitas espécies, ora comuns, ora raras, algumas até mesmo em vias de extinção. Entre elas é comum encontrar, o coelho bravo, o javali, a raposa, texugo, gato bravo, doninhas, perdizes entre outros.

Esta freguesia guarda a beleza da agricultura e da mata que a rodeia, mata essa composta maioritariamente por pinhais que ocupam grande percentagem da área florestal assim como eucaliptais ou matos que são compostos frequentemente pela carqueja, pela urze ou pelo sargaço amarelo ainda que também surjam com frequência a torga o tojo os fetos a esteva e o rosmaninho. Nesta beleza paisagística podemos encontrar na ribeira as trutas, barbos e bogas, no caso dos cursos de água mais pequenos, os anfíbios podem encontrar-se presentes numa ou em mais fases do seu ciclo de vida, uma espécie exclusiva das áreas ribeirinhas a cobra de água viperina, cágados e até algumas lontras. A comunidade ornítica que habita estas zonas é variada podendo referir se o caso do guarda-rios, o rouxinol e da galinha de água. A nossa ribeira integra um agradável ponto de interesse, com locais aprazíveis onde se vislumbram algumas quedas de água e abundância de trutas.