Link para página

Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!

O artesanato é o resultado da união entre a criatividade popular e o aproveitamento de matérias-primas predominantes no meio físico envolvente que, ao longo dos séculos tem marcado presença no quotidiano das nossas populações. As matérias-primas mais utilizadas são o linho, a madeira, a cortiça, granito, verga e louças.

Sr. Mário Antunes e Maria da Conceição

Mário AntunesSr. Mário Antunes e Maria da Conceição, um filho da terra com 80 anos de idade, cria peças utilitárias em madeira, que derivam de diferentes florestas e de vários continentes, privilegiando, através da sua criatividade e imaginação, não só de Oleiros, mas também outros locais.

Quando andava na escola, Mário Antunes fazia carros em madeira que eram cobiçados pelos colegas e chegavam a originar brigas, Mário Antunes usava raiz de amieiro, “uma madeira muito macia” que lhe permitia moldar os brinquedos. Aos 80 anos, a prática na carpintaria ajudou-o a dominar as características de cada espécie e combina diferentes tipos de madeira para obter os resultados pretendidos. Assim como a sua esposa que faz sublimes trabalhos em macramé.

Augusto Matos

Augusto MatosAugusto Matos é mais um artista de Oleiros, outro exemplo de artesanato em pintura. Possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes. Tem vindo a mostrar não só o poder de criação artístico como os temas abordados nas suas telas/coleções têm a particularidade de reproduzir as cenas de uma cultura regional que cada vez mais se vai perdendo. 

Rosa Afonso

Rosa AfonsoRosa Afonso, natural e residente em Oleiros é também ela uma reconhecida artesã Oleirense, que para além de criar peças decorativas em várias formas (linho, tela, acrílico, azulejo), vende no seu próprio atelier e  promove cursos de pintura estimulando a criação de novos artistas na região. 

 Tiago Antunes

Tiago Antunes, exibe produtos com grande expressão no concelho, o mel e seus derivados.

Modulo In1
Modulo In2
Modulo In3
Newsletter
A nossa newsletter tem como objectivo primeiro levar ao conhecimento dos nossos utilizadores as mais recentes notícias, eventos relativos à Freguesia.