Link para página

Destaques Rotativos - Banner Natal
Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!

O artesanato é o resultado da união entre a criatividade popular e o aproveitamento de matérias-primas predominantes no meio físico envolvente que, ao longo dos séculos tem marcado presença no quotidiano das nossas populações. As matérias-primas mais utilizadas são; o linho, a madeira, a cortiça, granito, verga e louças, com elas podemos admirar verdadeiras obras de arte.

Sr. Mário Antunes e Maria da Conceição

Mário AntunesSr. Mário Antunes e Maria da Conceição, um filho da terra com 80 anos de idade, cria peças utilitárias em madeira, que derivam de diferentes florestas e de vários continentes, privilegiando, através da sua criatividade e imaginação, não só de Oleiros, mas também outros locais.

Quando andava na escola, Mário Antunes fazia carros em madeira que eram cobiçados pelos colegas e chegavam a originar brigas, Mário Antunes usava raiz de amieiro, “uma madeira muito macia” que lhe permitia moldar os brinquedos. Aos 80 anos, a prática na carpintaria ajudou-o a dominar as características de cada espécie e combina diferentes tipos de madeira para obter os resultados pretendidos. Assim como a sua esposa que faz sublimes trabalhos em macramé.

Augusto Matos

Augusto MatosAugusto Matos é mais um artista de Oleiros outro exemplo de artesanato em pintura possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes, tem vindo a mostrar não só o poder de criação artístico como os temas abordados nas suas telas/coleções têm a particularidade de reproduzir as cenas de uma cultura regional que cada vez mais se vai perdendo. 

Rosa Afonso

Rosa AfonsoRosa Afonso, natural e residente em Oleiros é também ela uma reconhecida artesã Oleirense que para além de criar peças decorativas em várias formas (linho, tela, acrílico, azulejo), que vende no seu próprio atelier, promove cursos de pintura estimulando a criação de novos artistas em Oleiros. 

 Tiago Antunes

Tiago Antunes, exibe produtos com grande expressão no concelho, o mel e seus derivados.

Modulo In1
Modulo In2
Modulo In3
Newsletter
A nossa newsletter tem como objectivo primeiro levar ao conhecimento dos nossos utilizadores as mais recentes notícias, eventos relativos à Freguesia.