Link para página

Destaques Rotativos - Banner Natal
Destaques Rotativos - Junta Freguesia
Uma Freguesia sempre perto de Si!
Destaques Rotativos - Oleiros
Desfrute do Parque de Campismo de Oleiros!
Destaques Rotativos - Ribeira
Descubra os encantos da Ribeira de Oleiros!

GastronomiaOleiros tem uma gastronomia regional que deixa qualquer um com água na boca. Quem nunca ouviu falar em Maranhos? Uma iguaria típica da região que não deixa ninguém indiferente: um pequeno saco feito de bucho de cabra, recheado com carne de cabra, presunto, cebola e arroz temperado com hortelã, colorau, salsa entre outros ingredientes que lhe dão um agradável sabor.

Ou o cabrito Estonado. Outra extraordinária iguaria de Oleiros em que o cabrito tem um sabor extraordinário devido ao seu recheio e tempero, ficando a pele estaladiça como a do leitão assado.

Sendo esta uma terra de castanhas, os habitantes de Oleiros usam-nas de todas as formas: na sopa, como entrada, acompanhamento, sobremesa e até no licor: o Licor de Castanha típico da região é de uma doçura e sabor que só experimentando é que vai perceber. O medronho também é muito usado na gastronomia, nomeadamente na Aguardente de Medronho muito típica da região.

A carne de javali, a chanfana, os enchidos, a truta grelhada, o coelho à caçador, a perdiz assada ou frita, a broa e papas de milho, o mel, o vinho e a jeropiga fazem igualmente parte das iguarias típicas de Oleiros. Merece também destaque o vinho calum, as típicas filhós e as tigeladas. De qualidade indescritível, é por isso um dos muitos e bons motivos para visitar esta terra.